home 
  rádio 
  equipe 
  programação 
  promoções 
  notícias 
  agenda de shows 
  casas de shows 
  galeria de fotos 
  rádio on-line 
  painel eletrônico 
  musica ambiente 
  cadastre-se 
  fale conosco 
 
Radar de Notícias
07:00 hs às 08:00 hs
 

 
Cientistas dizem estar perto de recriarem os mamutes
Estudiosos alegam que animal extinto poderia ser útil no combate ao aquecimento global
 

O mamute-lanoso (Mammuthus primigenius), uma das últimas populações da espécie que habitou a terra, pode ser trazido de volta da extinção dentro de dois anos, disse o cientista George Church, professor de genética da Escola de Medicina de Harvard e um dos pais do Projeto Genoma Humano.

Os pesquisadores estão muito perto de criar um embrião híbrido de elefante e mamute-lanoso, espécie que foi extinta há cerca de 5.600 anos, segundo estudo publicado na revista científica PNAS.

Para trazer os animais de volta à vida, os cientistas estão usando uma técnica chamada CRISPR, um novo método de edição genética que permite "cortar e colar" cadeias de DNA. O material genético dos animais foi extraído de carcaças congeladas.

Os cientistas pretendem manipular as células da pele do elefante para produzir o embrião, ou embriões múltiplos, usando técnicas de clonagem.
Os núcleos das células reprogramadas seriam colocados em célula-ovo de elefante cujo próprio material genético foi removido. Depois seriam artificialmente estimulados para se desenvolverem em embriões.

Os pesquisadores pretendem criar um embrião com as características do mamute --pelos longos, grossas camadas de gordura e sangue adequado para vida em condições de frio extremo. Posteriormente o embrião seria inserido em um útero artificial para ser gestado.

Testes de laboratório já mostraram que as células funcionam normalmente na combinação de DNA do mamute e do elefante asiático.
O anúncio foi realizado durante o encontro mundial de cientistas da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS), em Boston. Segundo Church, o animal seria uma espécie de elefante com traços físicos de um mamute.

Em 2013, o pesquisador declarou que é possível usar essa técnica para criar humanos resistentes a vírus e até recriar os ancestrais do homem moderno, os neandertais. O cientista afirmou que já possuía DNA suficiente de fósseis para reconstruir o DNA de espécies humanas extintas. O que faltava era apenas "uma mulher corajosa".

Para os cientistas, o projeto pode ajudar a preservar a população de elefantes ameaçados de extinção e ajudaria a combater o aquecimento global.

A reintrodução de mamutes em partes congeladas do planeta poderia impedir que o solo descongelasse, uma vez que a neve sofreria perfurações, permitindo a entrada de ar frio. No verão, a presença dos animais poderia ajudar a grama a florescer.

De acordo com os cientistas, a reintrodução de mamutes na Sibéria poderia fazer com que as temperaturas locais caíssem até 20ºC.

Fonte: Portal UOL
 
   
voltar
Wesley Safadão
Ninguém é de ferro
Aviões
Naquele mesmo bar
Acácio
Meu cachorro late e eu choro
Mano Walter & Latino
Beba mais
Cavaleiros do Forró
Solteiro não leva chifre
Simone & Simaria Part Anita
Loka
Renner Bahia
Chamou chamou
Maiara & Maraísa
Dia do casamento
Forró Boys
Coladinho
Naldinho & Léo Rios
Book Rosa
Thiago Jhonathan
Vem dançar meu xote
Lenno
Eu não merecia isso
Osnir Alves
X de pinga
100 Parea
Seu vaqueiro chora
Dan Ventura & Os Meninos
Arrume outro palhaço
Moleca 100 Vergonha
Espelho meu
Soró Silva
A moda agora é ser vaqueiro
Washington Brasileiro
Hoje vai ter pizeiro
Bonecão da Estrela
Esquema desce e sobe
Clayton Lacerda
Balança o povo
radio imprensa fm - 102,5 mhz   fone:11 3252 6046    São Paulo - Brasil
2006 - Todos os direitos reservádos